terça-feira, 20 de março de 2012

Perdoe-se

Quantos erros não cometemos tentando acertar? Ou por acaso alguém erra de propósito?
E cá estou eu no auge dos meus 31 anos dando uma olhada na minha coleção de erros acertadíssimos e pensando que eles foram responsáveis por tudo o que sou hoje.
Estes dias eu estive passando por uma libertação incrível. Aquela que vem quando decidimos nos perdoar.
A gente junta um monte de decepções, frustrações, raiva e ódio ano após ano enquanto o tempo vai passando. Culpamos e crucificamos algumas pessoas que passaram por nossas vidas o suficiente para termos gastrite, insônias, dores musculares e um medo enorme de acreditar em quem quer que seja outra vez. A gente alimenta isso dia após dia até estarmos completamente podres. Fica se perguntando como fazer pra perdoar tanta agressão de tantos tipos diferentes. Fica tentando achar uma maneira de conviver com o passado que tantas vezes continua presente por tantos motivos sendo feliz, sem se incomodar... E não conseguimos. E a gente sofre.
Mas o sofrimento não continua aí por conta dos imbecis e cretinos que fizeram o que fizeram. Não.
Não somos responsáveis pelas atitudes de ninguém, não podemos nos culpar pelas ações alheias que nos afetaram. Que nos foderam, para ser bem clara.
O que faz a gente sofrer é o quanto a gente se culpa por enxergar o quanto fomos idiotas. Idiotas de deixar certas pessoas entrarem em nossas vidas. Idiotas por permitir que fôssemos feitos de imbecis. E a gente sofre com essa raiva de nós mesmos, enquanto transfere inconscientemente a culpa para as pessoas. Sem entender que não dá pra perdoar ou esquecer certas coisas que vieram de fora. Mas há alguém que a gente consegue perdoar... Porque a gente nunca deixa de amar. Nós mesmos.
Então de uns tempos pra cá eu comecei a entender que na hora que as coisas acontecem a gente não vê que está sendo idiota. Como a gente pode se culpar por coisas em que estivemos enganados? Porque carregar isso? E por quanto tempo mais? 
Eu decidi me perdoar. Por todas a vezes em que fui idiota. Por todas as ocasiões em que permiti que alguém em fizesse sofrer. Por ter acreditado nas pessoas erradas. Por ter me importado com o que não importava. Por ter me enganado.
A vida não vem com manual e nem bola de cristal. As pessoas não possuem selo de qualidade do Inmetro. Nenhum filho-da-puta vem com um selo escrito "filho-da-puta, lavar a seco". 
O único jeito de saber foi vivendo. O único jeito de viver foi arriscando.
Perdoe-se. Perdoe-se porque no fundo é sempre com você mesmo. Nunca foi entre você e as outras pessoas.
Perdoe-se pelos erros do passado, já se sinta perdoado pelos erros que ainda irá cometer. 
Ainda que a gente viva 100 anos e busque a sabedoria de todas as formas nunca vai saber tudo, nunca vai entender tudo.
Viva seus dias rindo. Comendo e bebendo. Sendo feliz com o que você tem. Tentando acertar sempre que puder mas sem medo de errar.
Perdoe-se e os fantasmas param de te assombrar e você consegue lidar melhor com os que não podem ser expulsos da sua vida.
Perdoe-se. Então a vida continua...

"Chore, grite, ame.
Diga que valeu, que doeu, que daqui pra frente só vai melhorar.
Perdoe, insista, ame novamente.
Não leve a vida tão a sério.
Descomplique.
Quebre regras, perdoe rápido, beije lentamente.
Ame de verdade, ria descontroladamente e nunca lamente nada 
que tenha feito você sorrir... "
Vinícius de Moraes

Um comentário: